Conheça o Padel
O padel é um esporte de raquetes, disputado sempre em duplas. A bola é a mesma do tênis e a contagem dos pontos também. A quadra tem 20 m de comprimento por 10 m de largura, com paredes nos fundos e parte das laterais.
As quadras atuais têm paredes de vidro que proporcionam um visual moderno e ótimo para visualização do jogo. O restante e cercado por telas, sendo que o piso pode variar de quadras mais duras (cimento) ou de grama sintética que são os mais indicados hoje em dia para redução de impacto.
Características:
Fácil de aprender
O Padel usa uma raquete pequena comparada a outros esportes de raquete (aproximadamente 45 cm) o que permite que a bola fique mais próxima ao corpo o que facilitar a noção de distância para o impacto, além disso com os movimentos básicos de direita, esquerda, voleio e smash já e possível realizar uma boa partida de iniciantes e já se divertir.
Sociável
Como o Padel é jogado em duplas é um jogo naturalmente sociável pois já precisa de 4 pessoas para jogar, além disso o padel reduz a diferença entre o nível dos jogadores: por isso e possível realizar boas partidas mesmo que se tenha uma grande diferença de nível técnico e ou de idade entre os participantes.
Alta queima de calorias
Como o Padel possui as paredes laterais e do fundo e como é permitido o rebote, a bola fica muito tempo em jogo o que se traduz na prática um maior gasto calórico.
Sem limite de idade
Devido à facilidade de aprender de jogar o Padel permite uma boa longevidade dentro do esporte, não é incomum termos jogadores com mais de 70 anos e também termos crianças a partir dos 07 anos de idade. Costumamos dizer que é um esporte para jovens de 08 a 80 anos.
O diferencial do Padel para outros esportes de raquete é que a quadra de Padel possui paredes no fundo e na lateral e as paredes fazem parte do jogo, permitindo assim que o jogado use as paredes a seu favor o que proporciona bastante dinamismo ao jogo.
Além disso o ponto fica mais longo e o jogo mais emocionante e com maior gasto calórico
Origem
O Padel surgiu no mar:
Por volta de 1890, passageiros de navios ingleses tentaram adaptar a prática do tênis ao espaço de bordo. Esse tênis de alto mar, como ficou conhecido no início, era praticado numa quadra de dimensões menores e protegida por telas. Somente em 1924, o Padel passou a ser praticado em terra, quando o norte americano Frank Beal improvisou algumas quadras nos parques municipais de Nova Iorque. Nesta época, o esporte passou a ser chamado de pádel-tênis. Em 1969, Enrique Corcuera construiu a primeira quadra de Padel em um hotel de Acapulco, no México. Foi Corcuera quem definiu as dimensões de quadra e o regulamento que rege o esporte mundialmente.
Outro grande responsável pela difusão do Padel foi o príncipe espanhol Afonso de Hohenlohen. Entusiasmado com o novo esporte, o nobre levou-o para a expansão do Padel para outros países europeus. Atualmente, o padel é organizado e regulamentado a nível mundial pela FIP (Federación Internacional de Padel), entidade que conta 15 países associados, nos quais se destacam o Brasil, Argentina, México e a Espanha.
No Brasil o Padel é regido pela Cobrapa (Confederação Brasileira de Padel) e em São Paulo pela Federação Paulista de Padel
Padel no Mundo
O Padel inicialmente teve um grande crescimento na América Latina, especialmente Argentina, Paraguai, Uruguai e também no Brasil.
Na Europa o grande crescimento foi liderado pela Espanha onde é o esporte numero 1 de praticantes (mais do que o futebol, atualmente na Europa vários países tem tido um crescimento expressivo tais como Portugal, Franca, Suécia, Dinamarca e especialmente na Italia existem agora mais de 5200 quadras de Padel prática do esporte.